DICA DE COMO CRIAR SEU MÍDIA KIT VOCÊ QUE É BLOGUEIRA OU INICIANTES
O Mídia Kit é um arquivo/documento/página ou qualquer coisa que faça uma boa apresentação do seu blog, público e audiência para alguém que esteja querendo conhecer melhor, principalmente para anunciantes, em poucas palavras é isso.
Como não existe regra, você pode fazer o seu Mídia Kit em qualquer tipo de mídia que possa ser compartilhada, os formatos que mais conheço são: arquivo (geralmente PDF) ou página dentro do próprio site. Mas fica a critério da sua criatividade.
PRECISO TER UM MÍDIA KIT?
Se você esta bem no início e não tem quase nenhuma visita, ou tem o blog somente por hobbie e não tem interesse em parcerias comerciais, você não precisa ter um mídia kit. Agora se você deseja fazer algum tipo de parceria é imprescindível ter um Mídia Kit, pois é a forma mais rápida do possível parceiro te conhecer, os parceiros pedem o Mídia Kit já no primeiro contato.
O QUE EU PRECISO PARA FAZER UM MÍDIA KIT
Para fazer o Mídia Kit você precisa ter algumas informações em mãos:
- Dados de tráfego do seu Blog: Eu recomendo usar o Google Analytics, pois é uma das ferramentas mais poderosas para analise de tráfego (vou fazer um post ensinando a integrar ao seu site);
- Dados de Redes Sociais: Número de seguidores/likes em todas as redes sociais que o seu blog participa;
- Conhecimento do seu público: Faça pesquisas para conhecer seu público, o que gosta, idade, sexo e etc…;
- Informações de contato: E-mail é indispensável né, também pode colocar telefones, endereço (Caixa Postal se tiver), acho que esses são os mais comuns;
- Parcerias realizadas: Principalmente para anunciantes que estão começando a anunciar, é interessante saber as empresas que já fizeram parcerias com você, pois assim se sentem mais seguras para fechar parceria;
Vocês podem estar se perguntando, e valores? e formas de anúncio, banner? publieditorial? eu não costumo colocar porque cada parceria é uma parceria, vai da negociação de cada um, se você achar bom colocar no seu, tudo bem, fica a critério de cada um.
Então agora vamos detalhar um pouco mais sobre cada parte do Mídia Kit, não necessariamente precisam estar nessa ordem.
APRESENTAÇÃO, HISTÓRIA E AUTORES
A primeira parte na maioria das vezes é a apresentação do seu Blog: como começou, quando começou, porque começou, quanto tempo de vida, quem é(são) o(os) autor(autores), quais os temas/assuntos mais abordados.
TRÁFEGO OU AUDIÊNCIA
Nessa parte você vai precisar das informações coletadas por alguma ferramenta de tráfego, como disse uso o Google Analytics, os dados mais pedidos são:
- Número de Visitas/Sessões: Número de acessos por visitante no intervalo de 30m. Isso significa que acada 30m é contada uma nova visita/sessão pra cada visitante conectado;
- Visitantes Únicos: Número de visitantes individuais. Mesmo que uma pessoa acessar seu blog 1000 vezes no dia, será contado como um visitante.
- Visualizações de Página: Sempre que uma página for acessada, será contado uma Visualizações de Página;
- Duração Média por Visita: Tempo médio de permanência no site a cada visita;
- Taxa de Rejeição: Porcentagem de visitantes que ao entrar no seu blog não interagem com a página (cliques por exemplo) e saem logo em seguida;
REDES SOCIAIS
Número de seguidores em cada Rede Social que seu blog participa: Facebook, Twitter, Instagram e etc…
INFORMAÇÕES DE PÚBLICO E DADOS GEOGRÁFICOS
Aqui você vai colocar informações sobre seus visitantes: Sexo, idade, faixa etária… qualquer tipo de informação que você ache relevante passar para seus anunciantes.
Você também deve colocar os dados geográficos que são onde o seu público se concentra: País, região, estado que tem mais acesso.
PARCERIAS E PARCEIROS
Como o próprio nome diz, aqui você vai colocar as formas e valores de parcerias: Publieditorial, vídeo, banner, postagem em Redes sociais, presença em eventos e etc..
Coloque aqui também quais parcerias você já fez, pode colocar também casos interessantes de parcerias que deram certo, isso vai trazer mais confiança ao seu potencial parceiro.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
E-mail (obrigatório), telefones (se quiser) e endereços de contato.
DICAS
Vai algumas dicas e sugestões a se considerar também na hora de fazer o Mídia Kit:
– Se possível tenha um Designer pra te ajudar no Layout;
– Não deixe ele ficar muito extenso, coloque as informações mais importantes;
– Não tente enganar colocando dados falsos (principalmente de tráfego e redes sociais) porque existem formas de saber a média de acessos do seu site mesmo sem seu Mídia Kit;
– Mantenha ele sempre atualizado, isso significa que o seu Mídia Kit não é uma relíquia abandonada, mas que ele é solicitado com frequência por outras empresas.
– Não deixe ele ficar muito extenso, coloque as informações mais importantes;
– Não tente enganar colocando dados falsos (principalmente de tráfego e redes sociais) porque existem formas de saber a média de acessos do seu site mesmo sem seu Mídia Kit;
– Mantenha ele sempre atualizado, isso significa que o seu Mídia Kit não é uma relíquia abandonada, mas que ele é solicitado com frequência por outras empresas.
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