VOU FALAR UM POUCO COMO VOCÊS PODE FAZER PARCERIA DE SUCESSO VAMOS LÁ

Vamos falar sobre um assunto que é muito discutido na blogosfera: Como conseguir parcerias. Quando comecei o Blog não fazia ideia de como tudo isso funcionava, e acabei perdendo algumas oportunidades por não saber desse conteúdo que passarei pra vocês! Hoje as empresas tem ficado de olho nos blogs pois sabem do volume de audiência que eles tem atingido, investir em blogs tem sido um caminho com menor custo e com grandes resultados, já que 98% das empresas não tem condição de fazer divulgação nos grandes portais que cobram valores exorbitantes, como um grande portal aqui do Brasil que cobra R$ 240.000/Dia em um Banner na página principal (sim o valor é esse mesmo!). Então vamos lá!

CONHEÇA SEU BLOG

Esse ponto é muito interessante pra quem esta começando, principalmente porque no início você não conhece a fundo o seu público,  e isso é básico para poder “vender seu peixe”.
Defina seu(s) nicho(s): não adianta você falar somente sobre cabelo, e procurar uma empresa de amaciantes. Essa é uma das informações que você já deve ter ao criar o Blog, mas se não fez esse preparo, sente e faça uma análise de qual ramo seu Blog melhor se encaixa: Moda em Geral, Sapato, Cabelo, Look, Contos de Fadas, Astronomia e etc…
Tenha os dados de tráfego: as empresas analisam números primeiramente, então se você não tiver informações de acesso, visualizações de página, visitante únicos você não vai conseguir fechar nenhuma parceria, a maioria dos Blogs usam o Google Analytics para isso, então se não utiliza, procure na internet como integrar o Analytics, é bem simples de fazer.

CONHEÇA SEU PÚBLICO

As empresas não fazem parcerias, pagam e enviam produtos para Blogueiras porque acham elas engraçadinhas, elas querem divulgação e ainda saber pra quem vai ser divulgado, então se não conhece seu público, faça uma pesquisa, aqui no blog eu já fiz algumas pesquisas, pelas redes sociais também, tenha informações como: Sexo, Idade, Nível de Escolaridade, Poder de Compra e etc… pra quem não sabe fazer uma pesquisa, eu vou fazer um post ensinando!
Agora você precisa fazer uma apresentaçãopadrão para as empresas, essa apresentação se chama Mídia Kit. O Mídia Kit nada mais é do que um resumo de informações sobre você, seu blog e seu público. Todas as informações que você preparou lá trás estarão no seu Mídia Kit, um Mídia Kit mal elaborado e carente de informações é certeza de fracasso. Mais pra frente vou ensinar algumas dicas que aprendi sobre o Mídia Kit!
PESQUISE EMPRESAS
Considerando que o Blog ainda é iniciante, e que você já tenha o Mídia Kit pronto, está na hora de procurar as empresas, mas depois de um tempo a situação muda de lado, e as empresas começam a te buscar! O Google é um grande aliado, um outro bom lugar é olhar outros blogs do mesmo ramo que você, procure saber quais empresas fazem parcerias com esses blogs.
Um outro fator interessante é você conhecer o tamanho das empresas, não adianta que uma Big empresa não vai fazer parceria com um blog muito pequeno de início.
Tenha sempre em mente que você tem que ter alguma coisa para oferecer a empresa, e a mesma tenha algo (produtos ou valor) para te oferecer, NUNCA faça parcerias sem pensar no seu público ou parcerias que tirem a característica do seu Blog, eu já recusei algumas parcerias porque não fazem meu estilo, ou vão contra algumas características do Blog, teve até uma parceria que não fechei porque uma leitora minha teve problema com a loja, pesquisei e achei outras pessoas falando do mesmo problema.
Leitoras são amigas, e você não quer estragar uma amizade por um produto ou valor, lembre que o bem mais valioso que você tem são suas leitoras! Após encontrar a empresa procure por informações boas para contato: e-mail, telefone, skype e redes sociais.

O CONTATO

Agora que já tem tudo, é só entrar em contato com a empresa:
Se for fazer contato por e-mail não deixe de enviar seu Mídia Kit em anexo, então sabendo disso, não coloque no texto do e-mail informações que o Mídia Kit já vai revelar, faça uma pequena apresentação de você (pequena mesmo viu), fale sobre o tema principal do Blog e se já tiver alguma experiência faça uma proposta mais direta, não fique enchendo linguiça no e-mail, verifique a ortografia e não deixe de colocar na assinatura do e-mail suas informações de contato.
Se for fazer contato por telefone/skype/redes sociais tenha as respostas na ponta da língua pra não passar vergonha, saber apresentar seu Blog e seu público é importantíssimo, leia seu Mídia Kit para ter uma base dos acessos, sempre mostre pra empresa que a parceria será boa para ambas. Seguindo essas dicas tenho certeza que você conseguirá algumas parcerias de início, e mesmo que não consiga, se fez uma boa apresentação futuramente a empresa pode te procurar, pois isso já aconteceu comigo.

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